Site MMA Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Dia Mundial da água

Neste ano, o Dia Mundial da Água teve a escassez de água como tema. Comemorado no dia 22/3, o evento reuniu em Foz do Iguaçu, no Paraná, diversas instituições brasileiras da iniciativa privada, governos e do terceiro setor para um seminário sobre a água. Na ocasião foi lançado um movimento em defesa das águas brasileiras, marcado pela assinatura da Carta de Princípios Cooperativos pela Água, em que se comprometeram a unir esforços para promover o uso eficiente da água junto à comunidade, à indústria e à agricultura.

Apresentações da cantora Maria Bethânia e do balé do Teatro Guaíra encerraram as celebrações do Dia Mundial da Água nas Cataratas do Iguaçu.

 
Caminho das Águas

Lançado oficialmente no dia 13/03, o projeto Caminho das Águas tem o objetivo de desenvolver e apresentar atividades educativas, voltadas à temática da água. Parceria entre a Agência Nacional de Águas e a Fundação Roberto Marinho o projeto capacitará professores, especialmente os de Ciências e Geografia, sobre recursos hídricos. O projeto prevê ainda a distribuição de 1600 kits educativos para 800 escolas públicas das quatro bacias hidrográficas selecionadas: São Francisco (engloba BA, MG, PE, AL, SE, GO e DF), Paraíba do Sul (MG, SP e RJ), Doce (MG e ES) e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (MG e SP). Na página da ANA na internet.

    Caminho das Águas na Mídia:

  • "Caminho das Águas"; Entrevista exibida no DFTV 1ª Edição.

  • Ouça aqui a entrevista concedida pelo diretor da ANA, Oscar Cordeiro Netto, ao programa Câmara Aberta, da Rádio Câmara, no dia 15 de Março.

  • Entrevista com o gerente de Capacitação da ANA, Víctor Sucupira, ao programa Voz do Brasil, em 12 de Março sobre o projeto Caminho das Águas. Ouça aqui o áudio.

 
Campanha “Água é vida. E vida não se desperdiça”

Aqui você encontra 45 spots de rádio (miniprogramas) sobre a importância da preservação e do uso racional da água. Fruto da parceria entre a Agência Nacional de Águas – ANA e a Rádio Câmara, a campanha “Água é vida. E vida não se desperdiça” está disponível para áudio e download de arquivos tanto no site da ANA, como na página da Rádio Câmara. Os spots também contêm informações sobre o consumo de água no Brasil e no mundo, além de dicas de economia em residências, na indústria e na agricultura. Entre e confira!

 
Água: Manual de Uso

Água: Manual de Uso - Com uma linguagem acessível, esta publicação da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente traz sugestões de passos que podem contribuir para que o Plano Nacional de Recursos Hídricos - PNRH seja efetivamente implantado no Brasil.

 
5º Prêmio Docol

A 5ª edição do Prêmio Docol – Ministério do Meio Ambiente de Jornalismo tem como tema a “Gestão dos Recursos Hídricos”. O evento é bienal e, por meio de matérias jornalísticas, visa a chamar a atenção para a necessidade da conservação da água e preservação deste recurso no meio ambiente. Os vencedores serão conhecidos no dia 27 de Março.

 
GEO Brasil Recursos Hídricos

GEO Brasil Recursos Hídricos. Lançado no dia 5 de Março, em Brasília/DF, este relatório temático aborda o estado e as perspectivas dos recursos hídricos brasileiros, com recomendações para um futuro sustentável da água. A sigla GEO vem do inglês Global Environmental Outlook, e significa um processo de percepção global do meio ambiente. A publicação é fruto da parceria da Agência Nacional de Águas – ANA com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA e Ministério do Meio Ambiente – MMA.

Ouça aqui a entrevista concedida pelo diretor da ANA, Bruno Pagnoccheschi, à Rádio Câmara.

 
Aqüífero Guarani

Spot do Sistema Aqüífero Guarani - O objetivo desse spot de 30 segundos é mostrar como um aqüífero é formado e a importância de protegê-lo para o uso das gerações atuais e futuras. A animação foi produzida pelo Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani e pode ser solicitada para reprodução gratuita pelo telefone: (0+55+61) 4009-1007 (SRH/MMA).

2º Prêmio FIESP de Conservação e Reúso de Água

O 2º Prêmio FIESP de Conservação e Reúso de Água objetiva conhecer, difundir e homenagear, anualmente, empresas que utilizam boas práticas na promoção do uso eficiente de água, com medidas efetivas na redução do consumo e do desperdício de água, gerando benefícios ambientais, econômicos e sociais e aumentando a competitividade do setor. Outro foco do prêmio é dar ampla publicidade às ações realizadas pela indústria paulista na construção do desenvolvimento sustentável. O Prêmio tem o apoio institucional da Agência Nacional de Águas – ANA, que participa também como membro da Comissão Julgadora do Prêmio e da Cerimônia de Premiação.

Os vencedores foram conhecidos na cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na quarta-feira, 21/3. A Santista Têxtil Brasil S.A. foi a grande vencedora desta edição. Na categoria de pequena empresa, o troféu foi para a Termogal Tratamento de Superfícies Ltda.

 
Planejamento Estratégico dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará

Fruto do esforço conjunto dos órgãos gestores de recursos hídricos do Estado (SRH e COGERH), o Planejamento Estratégico dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará enfoca a importância dos comitês de bacia, bem como apresenta resultados das discussões de todas as etapas do planejamento para formação de comitês.

 
   
ANA - Agência Nacional de Águas  
Setor Policial, Área 5, Quadra 3, Blocos "B", "L" e "M". CEP: 70610-200 Tel: (61) 2109-5400
© Águas de Março - todos os direitos reservados
Desenvolvido por Agência Nacional de Águas
Fale Conosco